A Fraternidade Secular


O que buscamos /em que acreditamos

A Fraternidade nasce em 1950 inspirada na espiritualidade do Irmão Carlos de Foucauld. Está hoje muito viva em todos os continentes. Nasceu na Igreja Católica mas está aberta a todos e todas que comungam das intuições de Irmão Carlos.

Com um mínimo de estrutura as pequenas fraternidades organizam-se de forma independente umas das outras, cada uma com suas particularidades.

Pode-se apontar como características da Fraternidade:

- Forte amizade e acolhida. A condição de vida e as opções pessoais não são problema para nós. O que importa é a expressão de um desejo de comunhão entre todas as pessoas e povos inspirado na "mística de Nazaré”. Dela, fazem parte pessoas solteiras, casadas, os que vivem em segunda união, religiosos, religiosas, sacerdotes, pessoas que tenham outras crenças religiosas ou que não as tenham.

- Clara e firme defesa da dignidade humana. Não impõe um único compromisso a seus membros, quer seja político, eclesial ou ideológico. Procura-se seguir a máxima de Carlos de Foucauld: "É preciso gritar o Evangelho com a vida”.

As Fraternidades de base constroem o ambiente ideal onde encontramos orientação para viver os valores do Reino, de amizade, de serviço, de anúncio e de ação de graças. A espiritualidade de Irmão Carlos nos inspira a vivência de nossa vocação de leigos e leigas.
 
Meios para se viver a espiritualidade de Nazaré
Nossa participação na Fraternidade convida-nos a viver a intuição evangélica de Irmão Carlos de Foucauld dentro de nossa realidade. São meios para esta vivência:

O Evangelho 
A centralidade de Jesus de Nazaré como inspiração em qualquer compromisso assumido. A mensagem de Irmão Carlos nos ensina a ter uma verdadeira amizade com Jesus, e o evangelho como o grande guia em nosso caminhar.

A Amizade Fraterna 
O amor fraterno é o principal testemunho dos cristãos em todos os tempos. A amizade entre os irmãos e irmãs nos grupos supõe ajuda mútua, assumindo-nos como somos com nossas limitações e qualidades.

A Revisão de Vida
Análise de nossas ações à luz do Evangelho, procurando ver a nossa fidelidade ao plano de Deus. A revisão de vida supõe um aprendizado que aos poucos o grupo vai conseguindo, partindo do conhecimento e da aceitação mútua.

O Compromisso com os Excluídos 
O compromisso do Irmão Carlos com os pobres foi inspirado em Jesus de Nazaré e os membros da Fraternidade são chamados a assumir esse mesmo compromisso com as causas populares na luta por libertação.
 
A dimensão contemplativa da vida cristã
A contemplação como descoberta da presença libertadora do filho de Deus no meio dos homens e das mulheres.

O deserto 
Os momentos de deserto como oportunidade de silêncio e de encontro, de redimensionamento das opções de vida. Também local de despojamento que facilita um encontro mais real e verdadeiro com Deus e com as pessoas.

O testemunho de simplicidade 
Vida simples e sóbria como resposta à mentalidade consumista e excludente de nossa sociedade. “Uma forma de se viver a ecologia integral em comunhão com tudo que vive e respira” (Papa Francisco: Laudato Si).



Postar um comentário

0 Comentários